Ilustres Advogados,
Caros Compatriotas,
Neste 49.° Aniversário da nossa Independência Nacional, relembramos e honramos a memória dos que lutaram com coragem e sacrifício para conquistar a liberdade para Angola. É nosso compromisso e responsabilidade dar continuidade a esse legado, construindo um país que realize plenamente os ideais de justiça e dignidade para todos.
Angola é um país riquíssimo em recursos naturais, porém, infelizmente a maioria dos angolanos vive hoje em condições de extrema carência, contrárias à dignidade humana. Inverter este quadro é um imperativo e tal só será possível com a implementação de um Estado Democrático de Direito forte, robusto e eficaz, que assegure a justiça social e o bem-estar de todos os cidadãos.
O Estado Democrático de Direito é o único caminho para edificarmos um país que nos orgulhe.
Caros Advogados,
A advocacia é central e insubstituível para a concretização da democracia que Angola almeja. Sem advogados que actuem com inalienável compromisso ético e deontológico, não haverá nem um Estado Democrático de Direito sólido, nem será possível realizar a verdadeira justiça.
O fortalecimento do Estado Democrático de Direito depende, também, directamente da coragem, dedicação e competência dos advogados. Logo, é nossa missão, como defensores da justiça, consolidar esse Estado Democrático de Direito com uma postura de determinação e compromisso inabalável com a justiça.
A Ordem dos Advogados de Angola reafirma o seu compromisso inalienável em promover e defender um Estado Democrático de Direito sustentado por instituições independentes e uma justiça acessível, célere, imparcial e credível.
Ilustres,
O papel dos advogados não é apenas acompanhar o desenvolvimento do país, mas, também, ser partícipe activo da sua liderança, sendo a força central que garante a justiça para todos, sem privilégios, e assegurando a dignidade de cada cidadão angolano.
Este é o nosso dever e o nosso propósito: garantir que Angola prospere como uma nação onde o Direito seja o alicerce da vida social e o motor para o desenvolvimento. A independência que celebramos só será plenamente honrada quando tivermos uma justiça social inclusiva, sustentada por um Estado Democrático de Direito forte, que orgulhe cada angolano, de Cabinda ao Cunene e do mar ao leste.
Neste aniversário da nossa independência, somos chamados a renovar o nosso compromisso com a coragem, a transparência e a luta incansável pela justiça.
Sabemos que o desenvolvimento do Estado Democrático de Direito depende, também, de cada advogado, da sua acção diligente, ética e corajosa. Com cada um de nós a contribuir para a implementação e consolidação do Estado Democrático de Direito, seremos capazes de transformar Angola numa nação onde a justiça seja um direito de todos e não um privilégio de poucos.
Viva Angola!
Viva o nosso Estado Democrático de Direito!
Viva a nossa Independência!
Ordem dos Advogados de Angola
Luanda, em 11 de Novembro de 2024
Opmerkingen